99% e a escolha do nome

Poucos dias atrás contei para vocês que faria outro ultrassom e que teria a confirmação do sexo. No entanto, meu bebê não está querendo deixar tudo a vista. Não gosta de ficar se mostrando toda hora. Vimos de relance, assim como da outra vez e conforme a médica é 99% de chance de ser um menino. Isso mesmo um menino! A chance que tenho de começar a formar um pequeno time de futebol.


Sabemos que há 1 % (de acordo com o olhar e conhecimento da médica) de ser menina. Mas a princípio tudo indica ao contrário, por isso está na hora de começar toda a organização de roupas, quarto e tudo que vem no pacote quando estamos grávidas.

Organizarei as roupas que eram do Thomas, aproveitarei um tanto! E assim, esperamos o mês, a data na maior tranqüilidade, pois a família estará aqui cheia de amor independente do sexo. Mesmo porque podemos parar com a ideia de rosa para as meninas e azul para os meninos. Outro tempo! 

Com isso, vamos pensar no nome do bebezinho!! Vocês gostam dessa parte? Eu adoro, mas confesso que está sendo um pouquinho difícil. Como foi para vocês? 

Bom, compartilharei alguns critérios:

1º) A princípio achamos importante e consideramos o lugar onde moramos, a cultura e os nomes possíveis. Sou brasileira, mas a depender do nome, o mesmo pode ser pronunciado de maneira incorreta. Isso não vou querer. Por exemplo: Felipe. Aqui na Alemanha é comum Phillip, então muitas pessoas chamam ele de Filipi (trocando o E pelo I).

2º) Estamos morando aqui já faz um tempo e não temos data marcada para voltar para o Brasil e, muitos menos, planos. Tudo estável por enquanto, sem pretensão de mudança. Porém, como não sabemos o que poderá acontecer amanhã, se voltarmos um dia para o Brasil, o nome também precisará ser pronunciado corretamente. Juro que vou querer! Mas tem alguns casos difíceis e que teria que corrigir as pessoas. Então, melhor não... ou sim! Por exemplo: Julian. Como você falaria? Ahhhhh....Mas não é assim! Aqui o J tem som de I. Não gostaria que o nome do meu filho tivesse dupla pronúncia.

3º) Nomes compostos não gosto e é raro encontrarmos por aqui.

4º) Nomes comuns demais! Em primeiro lugar na lista dos mais mais no ano também não é a minha intenção. Só se gostar muito, muito e por acaso passou a fazer parte dos Tops.

5º) Nomes muito grandes! Também não gosto!

6º) Desconsidero da lista de escolha os nomes de sobrinhos, primos e crianças muito próximas. Sei lá, parece que copiamos. Além disso, tem que apelar para o sobrenome para saber a quem estamos nos referindo.

7º) Nomes não tão comuns, diferentes. Estranhos e ao serem pronunciados lembram um produto, um cachorro, sei lá... prefiro que não!

8º) Tem que combinar com Felipe e Thomas. Como assim combinar? Sei lá quando a gente fala seguido todos os nomes....rs

Então, vendo a lista de colegas da escola do Felipe, do Thomas, olhando na internet a lista dos 500, 100 mais colocados na Alemanha, selecionei os que não colocaria de jeito nenhum e os nomes possíveis, incluindo os que gosto mais. Muitos são comuns e vemos também no Brasil, mas tem alguns que não simpatizo, não tem jeito.

Alguns bem diferentes. As mães que me perdoem, mas gosto é gosto.

1) Finn: lembra nome de um adoçante.
2) Maximilian: Um dos amigos mais próximo do meu filho Felipe. Só que até pronunciar esse nome...
3) Felix: Que tal gato Felix
4) Tim: Assim como meu filho Thomas diz pra o brinde: Tim tim
5) Moritz: Aqui encontra como nome de rua, nome de bar.
6) Jan: Jan ou Ian? Velha história da pronúncia.
7) Noel: Papai Noel....
8) Tyler: Será um gato? Cachorro? E como fala mesmo?
9) Liam: sem lembranças, mas não gosto
10) Linus: sem lembranças, simplesmente não gosto
11) Efe: Afe
12) Tobias: conheço um amigo do Felipe que tem esse nome, mas sei lá não combina com meu bebê
13) Colin: Raça de cachorro. Pode ser?
14) Emil: Emil? 

Nomes possíveis

1) Lucas / Lukas: Bem conhecido. Comum...
2) Luca / Luka: Lucas e Luca foram uma grande discussão na época que estava grávida do Felipe. Pois o marido queria com S no final e eu não. Conclusão: outro nome.
3) Noah: Acho bonito! Gosto! Mas não sei...
4) Nicolas: Sempre gostamos. Mas temos um amigo que acabou de colocar o nome no filho (apesar de não convivermos sempre), além disso meu marido diz que gosta mais de Nico. Só Nico.. Posso?
5) David: Antigo, conhecido e de época.
6) Rafael / Raphael: Lembra um primo distante que era arteiro demais.
7) Leo: Curtinho, mas simpático!
8) Theo: O mesmo de Leo. Não sei se combina com o nome dos meus filhos.
9) Christian: Diferente! Será uma possibilidade?
10) Lorenzo: Algumas crianças tem esse nome. Acho forte, simpático.
11) Luan: Será que lembra Lua, Luana?
12) Enzo: Simples, a pronúncia soa bem.
13) Sebastian: Será que no Brasil vira SebastianO.
14) Ben: Meu BEM você me dá... BEM vem aqui.
15) Julian: Julian ou Iulian

Difícil tarefa! Mas ainda tenho tempo, alguma semanas pela frente. E você, quer palpitar? Conhece algum outro que seja possível, independente de onde morar?
47

47 comentários:

Futura mãmã disse...

A escolha dos nomes para meus bebes (menino depois descoberto) foi facil...para si e bem mais dificil tou vendo...Gostei de Noah (conheço uma menina aqui que se chama isso e nasceu a uns meses)...E gostei de Christian :D
Gosto do Raphael com ph sem ph e aqui em portugal e nao gosto muito :P
Gosto para menino de Nilton, Milton... De Diego (sera o meu) ... De Enzo que e muito conhecido no Brasil e aqui pelo mundo blogueiro ksksk... E ha muitos mais ne verdade mamae.
Boa escolha. Bj

Nivea Sorensen disse...

Celi, parabéns pelo menino a caminho. Eu vou ficar feliz da minha vida se só for mãe de meninos, o que eu acho que vai acontecer (feeling, sabe?). Eu tinha os mesmos critérios que os seus, um nome curto que combinasse com nosso sobrenome e não causasse estranheza nem na Irlanda, nem no Brasil, que fosse de fácil pronúncia, nem muito comum, nem esquisisto. Já te disse minha primeira opção sempre foi Thomas e esse já é o nome escolhido para o meu próximo.
Dos que você citou como possíveis, gosto muito de Nicolas.
Um beijo e boa escolha

Clarinha disse...

Qualquer um desses de que vc gostou (que não foram muitos, né, heheh) vai combinar! São todos bonitos e cheios de personalidade! Parabéns pelo meninO! Beijão

Priscilla Perlatti disse...

Um nome coringa é Bruno. Conheci dois alemães com esse nome, a pronúncia é a mesma. (olha eu palpitando aqui...)
Boa sorte com a escolha dos nomes, é uma delícia e uma responsa e tanto!
Corre lá no Mamatraca, já falamos bastante sobre esse tema ;-)
Beijos

Pri

Carol Garcia disse...

fase boa, celi....

mais uma cuequinha pulante em casa, enxoval já pronto, e nome a escolher.

hoje fico me imaginando louca pra escolher o nome de um segundo filho, ainda mais se for menino, pois minhas opções nunca foram muitas. e vc? no terceiro???

hahahahaha
haja repertório.

Eu gosto muito de Lucas (que não poderei usar pq amiga vai parir um lucas esse mês buááá). Adoro Nicolas, mesmo. Enzo é bonito e aqui no BR virou febre depois que a Claudia Raia batizou o filho, hoje com uns 16 17 anos.

Escolher nome não é fácil, faça com calma que vc esncontram um que caiba direitinho pra cria.

bjocas

Cynthia Souza disse...

Oi , que hora boa essa de escolher o nome, eu vou dar uma sugestão, porque não Benjamim, eu tenho um e ele é um maximo, eu não daria esse palpite se não achasse que combina, olha q bonito, Felipe, Thomas e Benjamim, o que acha?
Dos da sua lista gosto muito de Nicolas , Leo e Enzo, fiquem com Deus, bjks

Eli Girola disse...

Heitor!
Acho lindo, curto e forte!!! (mas não sei sobre a pronúncia)
Mateus também é lindo e um nome bem comum...

enfim, esses são meus palpites!

bjos e boa escolha!!!

Dani Rabelo disse...

Parabéns, Celi, parabéns!!!!

Muita saúde para os três! Quer dizer, para os cinco! =)

Bom, eu sou suspeita com nomes de meninos, pq acho muito difícil escolher (pra meninas, acho fácil... hohoho), mas dos que vc listou como "gosto", eu acho que Theo combina com Thomas! =) Felipe, Thomas e Theo, vc não acha?
Lorenzo eu tbm acho bem bonito! Felipe, Thomas e Lorenzo. Combina!
Enzo tbm é bonito!

É difícil escolher o nome, mas palpitar é ainda mais difícil!!!!

Vocês vão conseguir chegar a um denominador comum, tenho certeza! E em breve, pq o bebê já está por aí, pra chegar, não?

Quando ele nasce, ou para quando é a data provável do parto?

Beijos grandes e parabéns!!!!!

Unknown disse...

Adoro Enzo, tanto que coloquei em um dos meus meninos, o outro é Henry, tbém gosto.

Bjos
Ana

Ilana disse...

Acho escolher nome de filho uma das coisas mais difíceis do mundo, então não vou palpitar. Mentira, vou palpitar mas só um pouquinho, tá?
Pra começar, concordo com todos os seus critérios, e acho importantíssimo ser um nome que possa ser pronunciado corretamente aí e aqui.
Dos nomes que vc gosta Raphael é meu preferido (jura???), mas já te digo que é sim nome de criança arteira e molequeira.
Também gosto de Nicolas e Ben (que pode ser o diminutivo de Benjamim, que eu acho lindo). Os nomes italianos - Enzo, Lorenzo - eu não gosto, mas gosto é gosto, né?
Minha sugestão pra vc: escolha só com seu marido (os meninos também, claro) e depois de escolhido vc vem contar pra gente, senão vai louca com tanto palpite.
E parabéns por mais um menino!
Beijão!

Bruna Almeida Rolemberg disse...

O filho da minha amiga se chama Maximilian, e nós o chamamos de Max.
Acho lindo Tobias.
Adoro Nicolas. E sou apaixonada por Lorenzo.
De todos, na minha opinião, Lorenzo é mais bonito.

Beijos

Renata Marques disse...

Três meninos em casa, logo logo começam a chegar as meninas (na adolescência), rsrsrs.
Acho importante você colocar um nome neutro em termos de pronuncia. Li tantos nomes no post que já me esqueci. Crhistian é um belo nome.
Vê aí esses como se pronuncia em alemão.
Arthur
Bernardo
Erick
Luís
Rodrigo

Renata Marques disse...

Esqueci de dizer que achei linda a ilustração com o time!

Pequenos Mimos disse...

Gosto de Noah, Lucas ou Luca, Lorenzo, Enzo e Nicolas.
O meu se for menino sem idéias por aqui, se for menina nome decidido Pietra.
bjs
Qual sua DPP?

Cíntia disse...

Celi do Céu... não acredito que vc vai ter outro menino! Eu estava numa loja esses dias e quase comprei um sapatinho cor-de-rosa para sua baby-girl! Rá! parabéns!

Olha, eu concordo com as suas ponderações. Acho que muitas mães brasileiras no exterior pensam como você. Lucas era nossa primeira opção se fosse menino.

Enfim, bora terminar esse enxoval menina. Estamos aqui todas curiosas para a chegada desse bebezão!

beijos

Unknown disse...

Celi seu charme atrai os homens! hehe
Parabéns pro novo menininho da família!

Eu adoro Lorenzo, Theo acho bem lindo também e acho que combina com o nome dos outros meninos...

Pra mim foi muitooo difícil escolher o nome do meu filhote o pai dele vetava tudo, acabou sendo Eduardo, não é meu preferido mas tem a carinha dele!

Beijos

Laiz disse...

Eu voto em Luca ou Theo!!! Adoro os dois!!!!! E que delícia todos esses meninos heim Celi!!!! Essa parte de escolher o nome acho uma delícia (mas discutimos muito até chegar na decisão final ahahaha) Bjocassssssssssssssss

Paula disse...

Primeiro que tudo parabens pelos 99%!!!! Vai ser a rainha do lar paparicada pelos 3 como eu te disse! Agora quanto aos nomes eu sei bem como é pq demoramos muito escolhendo por conta disso, queriamos um nome que fosse bonito e que ficasse quase igual nos dois paises e que todos concordassemos ne. Foi dificil sim mas um hora vcs encontram e essa é uma das coisas mais gostosas da gravidez. Eu gosto de Theo acho que combinaria ai com o trio. Um beijao a vc e seus meninos

paola disse...

celi gosto de henrique....ou eduardo...mas nao sei como seria a pronuncia ai.....alemao conheco alguns nomes....manfred ate que e bonito...se quiser mais dicas me avisa...kkk...beijos e parabens por mais um garotinho...aninha vai poder escolher a vontade hein!!!!

Anônimo disse...

Acho Lorenzo ou Vittorio super bonitos.
Que tal Igor?

Carol Damasceno disse...

Celi querida... PARABÉNS pelo pequeno time de futebol..hahahaha Que venha com saúde com certeza, pois amor terá de sobra... :d

Adoro Theo, Enzo. Se eu tivesse um menino seria Arthur ou João, mas aí na Alemanha não sei como pronuncia. Agora um nome que gosto é Otho.

Boa sorte na escolha e depois conte pra gente..

Beijocas na família linda!!!
Carol

Sandra Kautto disse...

Gosto de Sebastian e Nicolas, acho lindo! :-)

Beijos e saudade de passar por aqui, mas tô numa maratona sem fim para o niver do Elias.

Ana disse...

Felipe, Thomas e David!

Eu tb amor Vitor, mas num tem nada a ver na combinação!!

Lucas é lindo, embora comum.

Nome curto, porque eu sofro em chamar Gabriel, antes de chegar no el, a vaca já foi pro brejo!

Liza disse...

Meus parabéns, Celi, pelo meninão que está por vir!!!!

Angi disse...

Lindona,
mais um guri??que coisa mais boa,amei vários nomes!
eu gosto de Nicolas, Enzo, Theo e Luca!!
Acho que Nico é legal também...rs apoiando o marido!
Adoro Ben, adoooro!
E acho que Sebastian é bem lindo, e no Brasil vira Sebatião, eu tenho um amigo que é Sebastião...=)
beijão querida

Telma disse...

Celi, parabéns por mais um menino! Certeza que para eles será uma festa! Sinceramente, nao sinto falta de uma menina porque o Henrique é tão carinhoso, abraça, beija e diz que me ama todos os dias. Estou pensando em mais um e pode ser outro menino que vou amar! Sobre os nomes concordo com suas ponderações. Sem duvida tem que pensar nas duas línguas . Meus votos: David, Lucas, Nicolas e Enzo ( é Henriique em alemão !). Bj

Christiane Thiele disse...

Celi, a escolha do nome do bebê é sempre uma difícil tarefa. Eu não tive muita escolha...

Quando ainda não sabia o sexo, pensava em nomes de minina e menino. E caso fosse menino, pensava em ANDREAS. Mas minha sogra disse que isso no Brasil era loucura, pois ninguém saberia pronunciar e pensariam ser nome de menina. Acho que foi a única vez que aceitei uma opinião dela,rsrsrsr

Quando fizemos o ultrassom e soube que era menino, saímos para comemorar e o assunto nome veio a tona.

Eu e meu marido namoramos cinco anos e depois de casados esperamos 05 anos para ter nosso filho. Foram dez anos de convicência e com muitos sobrinhos, tenho 06 e ele 03. Toda vez que saímos para comprar presentes para eles, e víamos alguma coisa bem legal, sempre comentávamos...Quando tivermos o ULLI JR. (meu marido chama ULRICH e o apelido é ULLI).

Então, voltando a nosso jantar, perguntamos um para o outro...Como chamaremos o ULLI JR....

E não deu outra, pois percebemos que esse menino estava há dez anos sendo gerado no nosso coração e deveria chamar-se ULRICH THIELE JUNIOR.

Um nome complicado, que a mãe não sabe prununciar direito, que meus familiares pedem para soletrar quando precisam fazer um cartão, acho que ANDREAS seria mais fácil. Mas meu filho adora, nunca teve problema com isso e sempre se divertiu muito com a dificuldade dos brasileiros em pronunciar seu nome.

Meus votos: Adoro LUKAS, LUCA, NICOLAS ou só NICO como quer seu marido e tb, é lógico Christian.

Bjs e boa sorte na escolha do nome.

mayra disse...

oi flor, tdb?
parabens pelo time!!! adorei os nomes possiveis. são belas escolhas!!! gosto de luca/ lucas, teo e leo tenho primos c esses nomes e me agrada mto
bj gde!!!

Sarah disse...

Ai Celi, dar nomes é a parte mais difícil né!! Eu lembro que demoramos meses para definir por Bento. Eu tinha várias opções, mas marido não gostava de nada. Aliás, uma delas era Tomás, parecido com Thomas!
Entre as suas opções, gosto bastante de Noah, Nicolas e Enzo. Boa sorte na decisão!
Ah, e parabéns por mais um menininho vindo aí!
bjos

Helena Guedin disse...

acho que tem que ser Christian...
primeiro pq foi o nome que o Thomas falou, segundo pq combina muito...
Felipe, Thomas e Christian... ficou lindo...
acho que deveria ser Christian

beijos Celi
:g

Sarah disse...

Ah, e Bento viu a ilustração do time e adorou!! :P

Dayane disse...

Celi, que pena que você não conseguiu ver meu vídeo lá. Tenho sempre esse problema com meus vídeos por causa das musicas que uso, os direitos autorais da musica não permite que o video passe em alguns países, principalmente Alemanha, não entendo o porquê!
Nossa escolher nome é uma tarefa difícil, vou ter muito trabalho com isso quando tiver outro bebê porque também procuramos nomes que tenham a mesma pronúncia nos dois idiomas, no caso de Leah a escrita ainda é diferente e muita gente lê em português "Léa", mas preferi a escrita em inglês já que moramos aqui. Boa sorte com a escolha e parabéns, será outro lindo menino!
Beijos

Lu Iank disse...

Celi
Parabens pelo time de futebol. Mas tb nao desconsidere o 1%. se os alemaes forem Tao bons qto os Austríacos para ver o sexo, exist uma enorme probabilidade de estarem errados.
Mas enqto isso vamos opinar, ne? Sabe que eu gosto de Felix. Aqui tb eh super comum, mas acho bonito. Da outra lista gosto tb de Enzo pq na minha familia tem Lucas, Rafael e Leo, entao nao poderia usa-los. Bjs

Nave Mamãe disse...

Time de futebol é tuuuudo!
Mãe de guri adora ser mãe de guri né???
Eu amoooo e quero mais uns 10! E reaproveitar to-das as roupinhas é bom demais!

Lorenzo é ma-ra-vi-lho-so!
Hehehe
Beijos

disse...

Deixa eu ver, como trabalho no currículo bilingue, talvez possa te ajudar... humm nome dos meus alunos:
Nikolas, Max, Stefan, thomas, Bruno, Lucas, Eric,Guilherme, nem todos tão alemães rs, recebi um aluno da alemanha durante o ano que se chama Leon ( um fofo ) Já tive um aluno suíço que se chamava Zeno
humm se eu lembrar de mais algum te falo rs.
Parabéns por mais um pequeno !!

Beijosss sá

Adri Portella disse...

Bom amiga, eu pensei em alguns, não sei se vai ajudar muito.......
Lorenzo, Luca, Noah.....
Acho que estes combinam com seu time, rsrsrs
Agora a decisão deve ser bem dificil.....
Boa Sorte!
Bj

Mikelli disse...

Acho que se tivesse filho homem ficaria com Enzo por se parecer com o nome do pai (Enrico) haha mas tem tantos nomes bonitos...o dificil é escolher. =) Entao ta vindo mais um meninao por ai! Parabens!! e nao exagerem...time de futebol...onde ja se viu?! Um time de handball (5) é muito melhor! haha bjs!

Mamatraca disse...

Parabéns Celi! eu tenho cer-te-za na minha vida que se eu tiver outro filho será também um menino!
Adoro Christian, adoro!
BJo

Luísa Braga disse...

Noah, Leo, Enzo, Eric, Diego, Ian, Bento, Lucas, Charles, Pietro, Guilherme(se eu não me engano é alemão), Daniel, Samuel ...

Parabéns pelo baby!
Bjo
Luísa

Chris Ferreira disse...

OI Celi,
Que legal ser for mesmo outro menino. Fica tudo mais fácil, né? Dá para aproveitar muita coisa.

Eu adoro essa parte de escolher os nomes. Adorei as suas ponderações.
Dos nomes que você listou como possíveis eu gosto muito de Lucas, Nicolas, Theo e Enzo.
Assim que escilher conta pra gente, tá?

beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Mari disse...

Celi!!!! Antes de mais nada, obrigada pelos comentarios tão cheios de carinho!!! Adoro receber as tuas visitas la no meu cantinho!
Agora vamos ao assunto da vez: MAIS UM MENINO!!! UAU Celi, quanto homem te cercando!!! Realmente não deve estar sendo tarefa facil escolher o nome do novo baby!!! Me lembro que nunca chegamos a nenhum consenso enquanto não sabiamos se a Sofia seria menina ou menino! Escolher nome para menina parece mais facil... parece que existem mais nomes de menina que de menino, vc também acha? Qto à lista do post, cuidado com Enzo se vc não quiser nomes comuns! Não sei na Alemanha mas aqui e no Brasil é um nome bem frequente! Nos escolhemos Sofia achando que não era um nome comum mas nos demos mal pois esta super na moda no Brasil! Ainda bem que aqui não ha muitas meninas Sofia! Mesmo Sophie não esta muito na moda então beleza! Acho Théo, Lucas e Noah lindos!!! Mas tem todos o mesmo problema: top na lista dos mais dados! Entre eles acho que Noah é o menos frequente! Boa sorte Celi!!! e parabéns pelo (99%)meninão!!! bjus!!! :t

Mari disse...

Querida Celi, aqui vai um link de um site francês de nomes: http://www.meilleursprenoms.com/
Clique em "garçons" (meninos) e va explorando as iniciais que vc prefere! Como não são somente nomes franceses, acho que pode ter algum ali que vale entrar na lista!

bjus!!!

Unknown disse...

Eu gosto de Ben , de Theo e Enzo <3

Vc está de quantas semanas?
Qual a previsão da data do parto?

beijocas e parabéns pelo time de futebol!

Gabriela Grossi disse...

Que gostoso, Celi! Mas um menininho! E que gostosa essa fase da escolha do nome. Eu adoro Theo e Ben. Mas confesso que tenho uma queda por Guido. Eu até cogitei colocar Guido no Tomás, mas o Joao nem permitiu que eu levasse a ideia adiante. Quem sabe no próximo? Beijo

Cristina disse...

Eu tb to gravida e nao sei o sexo, se for menino e provavel que eu coloque nicolas, mas tb gosto de heitor, Lorenzo, acho que são nomes que marcam presença..

bjos

Mamães de primeira viagem disse...

Eu estou com 17 semanas de gravidez é um menino, é muito difícil encontrar nome para homem, achei lindo theo, meu marido adorou esse nome,vai ser chamar theo vinicius!

Nadja Kari disse...

Nossa!!! Vir quie ler seu post já conhecendo o fim da história é impagável! Saber que ele já nasceu e está crescendo lindo.
Eu adorava perguntar pra minha mãe quais nomes ela gostava e pensava em me dar e quais nomes não daria de jeito nenhum!!! Vou adorar um dia saber como seus filhos reagem a este post !!!!

beijos